Como cultivar lavanda: beleza e perfume para o seu jardim

Como cultivar lavanda: beleza e perfume para o seu jardim

Cultivar plantas é uma boa forma de deixar ambientes mais agradáveis e belos. Além disso, muitas espécies são cercadas de crendices e superstições. Acredita-se que existem certos tipos de plantas que absorvem energias negativas e que, com seus poderes místicos, atraem prosperidade e boas energias para a casa. Confira:

1. Arruda

Usada desde tempos antigos por curadores e benzedeiras, a arruda é uma planta poderosa para energizar a casa e afastar o mau-olhado e a inveja. Segundo a tradição, um vaso na entrada da residência traz proteção e barra as más vibrações. É uma das plantas utilizadas no tradicional vaso com 7 ervas, junto com alecrim, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, guiné, manjericão e pimenteira.

Iluminação: sol pleno ou local bem iluminado;
Regas: regue uma ou duas vezes na semana, mas somente se o solo estiver seco;
Adubação: coloque adubo orgânico uma vez por mês.

2. Comigo-ninguém-pode

Seu nome popular já diz muito sobre o poder dessa planta, conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado. Essa folhagem se destaca com suas folhas bem verdes com manchas brancas, e é ótima para ser cultivada dentro de casa. Evite o contato direto com seu látex, que é tóxico.

Iluminação: meia-sombra ou luz difusa;
Regas: regue em torno de duas vezes na semana;
Adubação: coloque adubo orgânico ou NPK 10-10-10 ao menos uma vez por ano.

3. Espada-de-são-jorge

Símbolo de proteção, a espada-de-são-jorge é relacionada ao Santo Guerreiro ou Ogum e, por isso, é recomendada para ser cultivada logo na entrada da casa para impedir o acesso das energias ruins. Possui um visual alongando e estrutural, bem semelhante ao formato de uma espada. É de fácil cultivo, resistente e adapta-se bem tanto em ambientes internos quanto externos. É conhecida por abrir caminhos e considerada uma planta muito forte na umbanda, por proteger o espírito, elevar a coragem e combater o mau agouro.

Iluminação: é resistente ao sol e à sombra, mas adapta-se melhor em ambientes de meia-sombra;
Regas: coloque água uma vez por semana, mas somente se o solo estiver seco;
Adubação: faça a adubação com NPK 10-10-10 durante a primavera.

4. Lavanda

Cercada de misticismo, a lavanda é uma planta delicada e com um intenso perfume. É considerada símbolo de proteção, purificação e felicidade, atraindo forças do bem e amor. Além disso, é um calmante natural, que ajuda a promover uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Pode ser cultivada em pequenos vasos ou em canteiros que recebam várias horas de sol por dia.

Iluminação: sol pleno;
Regas: regue de uma a duas vezes na semana;
Adubação: faça a adubação com NPK 10-10-10 uma vez por mês.

5. Lírio-da-paz

O lírio-da-paz é conhecido pelo seu poder de purificação, ao absorver partículas impuras do ambiente, ondas eletromagnéticas de aparelhos eletrônicos e até maus espíritos. É uma planta bastante ornamental e vive muito bem em ambientes internos e úmidos, como o banheiro.

Iluminação: luz indireta;
Regas: regue de duas a três vezes na semana;
Adubação: faça a adubação com húmus de minhoca cerca de três vezes por ano.

6. Árvore-da-felicidade

Com origens na tradição oriental, essa planta leva felicidade e prosperidade para o lar de quem for presenteado com um exemplar. Essa pequena árvore conta com variedades macho e fêmea, que, apesar de serem conhecidas pelo mesmo nome, não são da mesma espécie. Essa dupla da sorte é resistente, exige poucos cuidados e pode ser cultivada em um mesmo vaso dentro ou fora de casa.

Iluminação: não tolera sol direto, cultive na sombra em local bem iluminado;
Regas: coloque pouca água cerca de duas a três vezes na semana, evite encharcar o solo;
Adubação: faça a adubação com NPK 10-10-10 ou adubo orgânico uma ou duas vezes por ano.

7. Alecrim

Além de um delicioso tempero, o alecrim também é uma ótima opção para afastar as energias negativas da casa. Essa erva é um poderoso estimulante mental, que traz vitalidade e proteção para o lar, família e trabalho. Cultive em local bem iluminado, como janelas ou varandas.

Iluminação: sol pleno, requer ao menos 5 horas de sol para crescer bem;
Regas: coloque água cerca de duas vezes na semana para manter o solo úmido, mas não encharcado;
Adubação: coloque adubo orgânico a cada dois meses.

8. Manjericão

O manjericão se destaca com seu sabor e aroma marcantes e, além disso, essa erva também é conhecida por atuar na limpeza de energias pesadas do ambiente e trazer paz de espírito para os ocupantes da casa. Os cuidados para seu cultivo são bem simples: escolha um local ao sol e regue com frequência, para manter a terra sempre úmida.

Iluminação: sol pleno;
Regas: regue a cada um ou dois dias para manter o solo úmido, evite o encharcamento do solo;
Adubação: coloque adubo orgânico, como húmus de minhoca, ao menos uma vez por mês.

9. Pimenteira

Forte e vibrante, a pimenteira repele energias negativas, pensamentos ruins e maus fluidos. Atua como um escudo contra a inveja e o olho gordo e, por ser afrodisíaca, atrai boas energias para o amor.

Iluminação: sol pleno;
Regas: regue diariamente mas evite o encharcamento do solo;
Adubação: coloque adubo orgânico a cada 15 dias.

10. Guiné

Nativa do Brasil, é conhecida pelo seu grande poder no campo espiritual e também medicinal. Em um ambiente, essa planta suga as energias negativas e as transforma em vibrações positivas e, além disso, atrai sorte e felicidade. Seu cultivo é recomendado próximo a porta de casa, para limpar as energias de cada pessoa que entra.

Iluminação: meia-sombra;
Regas: regue uma a duas vezes na semana e aumente a frequência em períodos quentes;
Adubação: coloque adubo orgânico a cada dois meses durante a primavera e o verão.

11. Jasmim-manga

Com uma beleza cercada de lendas e magias, o jasmim-manga é considerado a planta dos casais pelo seu poder de atração e fortalecimento das relações. É também visto como um amuleto de proteção e, com seu doce perfume, estimula o otimismo, o amor e a vitalidade. É uma espécie de porte médio e, por isso, deve ser cultivada em canteiros no jardim ou vasos grandes.

Iluminação: sol pleno;
Regas: as regas devem ser feitas três vezes na semana, mas coloque água apenas se o solo estiver seco;
Adubação: pode ser feita uma vez por mês com NPK 10-10-10 ou adubos orgânicos como esterco e húmus de minhoca.

12. Sálvia

A sálvia é uma planta que atrai boa sorte e purifica o ambiente, eliminando toxinas e energias negativas. É também conhecida por seus poderes curativos espirituais. Prefere temperaturas mais amenas, mas deve receber luz solar direta ao menos em um período do dia.

Iluminação: sol pleno, mas tolera meia-sombra;
Regas: regue uma vez na semana somente se o solo estiver seco, e, se necessário, aumente a frequência em períodos mais quentes. Evite regar as folhas, pois pode ocasionar o aparecimento de fungos e pragas;
Adubação: pode ser feita uma vez por mês com adubos orgânicos como esterco e húmus de minhoca.

13. Hera

A hera também atua na purificação da casa, absorvendo toxinas do ar e filtrando toda a negatividade do espaço. Por ser uma folhagem pendente, fica linda cultivada de forma suspensa ou em prateleiras e estantes altas.

Iluminação: sol pleno ou meia-sombra;
Regas: regue de forma regular, de duas a três vezes na semana, aumente a frequência nos meses mais quentes e diminua no inverno;
Adubação: pode ser feita uma vez por mês com bokashi, adubo orgânico ou foliar.

14. Tomilho

É uma erva relacionada ao vigor, força e coragem. Acredita-se que seu poder combate as energias negativas, trazendo otimismo e ajudando a concretizar desejos. Também protege a casa e todos seus moradores. Mantenha a planta em um local ensolarado e fresco.

Iluminação: sol pleno ou meia-sombra;
Regas: regue diariamente, pela manhã;
Adubação: uma vez por ano com húmus de minhoca.

15. Bambu-da-sorte

Como o próprio nome diz, essa é uma planta conhecida por trazer sorte e inundar a casa com boas energias. Cheia de beleza e significados, conforme a quantidade de hastes, o bambu-da-sorte pode ser cultivado tanto na água quanto na terra.

Iluminação: local bem iluminado, mas sem sol direto
Regas: regue duas vezes na semana ou troque sua água semanalmente;
Adubação: pode ser feita uma vez por mês com adubo orgânico.

16. Dinheiro-em-penca

Essa vegetação de pequenas folhas verdes tem a fama de atrair dinheiro e sorte para a casa. E, para garantir a abundância e fartura, o ideal é que seja cultivada em locais de meia-sombra e com regas frequentes, principalmente em meses mais quentes, para manter o solo sempre úmido.

Iluminação: sombra a meia-sombra, o sol direto pode queimar suas folhas;
Regas: regue a cada dois dias, mas tome cuidado para não encharcar o solo;
Adubação: coloque adubo orgânico, como húmus de minhoca ou bokashi a cada três meses.

17. Trevo

Esse famoso símbolo da sorte também pode ser cultivado facilmente em casa para espantar todo o azar. De pequeno porte, fica elegante em vasos ou como forração no jardim. Aprecia a luz solar, solo sempre úmido e pode ser cultivado dentro de casa, desde que fique perto de uma janela bem iluminada.

Iluminação: sol pleno;
Regas: coloque água a cada dois ou três dias, mas apenas se o solo estiver seco;
Adubação: coloque um fertilizante de liberação lenta a cada dois meses, não faça a adubação no inverno durante a dormência da planta.

18. Avenca

Com folhas pequenas e delicadas, a avenca é uma planta sensível não só no visual, mas também às energias do ambiente. Ela também inspira tranquilidade e ajuda a relaxar. Da família das samambaias, vive muito bem em ambientes internos, não tolera ventos e aprecia umidade.

Iluminação: local bem iluminado, mas sem sol direto;
Regas: coloque água a cada dois ou três dias, sinta se o solo está seco antes de regar. Em épocas de temperaturas elevadas, borrife água em suas folhas;
Adubação: use NPK 10-10-10 ou adubo orgânico uma ou duas vezes por ano.

19. Hortelã

Muito presente na culinária, a hortelã também está ligada à atração de prosperidade, saúde, amor e proteção para o lar. Seu aroma delicioso promove calma, e seu frescor ajuda a renovar constantemente as energias do espaço. Pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras, em locais ensolarados ou com sombra parcial.

Iluminação: sol pleno ou meia-sombra;
Regas: regue diariamente, pela manhã ou final da tarde. Em dias com altas temperaturas, a rega pode ser repetida durante o dia. Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.
Adubação: coloque adubo orgânico, como esterco ou farinha de ossos, ao menos três vezes por ano.

20. Flor-da-fortuna

O kalanchoe, calandiva ou flor-da-fortuna é considerada uma planta que traz alegria e prosperidade. Possui variadas cores e uma pequena floração muito ornamental. É resistente e pode ser plantada em vasos no interior ou em maciços no jardim. .

Iluminação: pode ser cultivada em meia-sombra, mas deve receber algumas horas de sol por dia, de preferência nos horários da manhã ou no fim do dia;
Regas: regue duas vezes na semana, mas verifique se o solo está seco antes de colocar água;
Adubação: use adubo orgânico a cada dois meses.

21. Zamioculca

A zamioculca é uma das plantas favoritas do Feng Shui para filtrar as energias negativas de um ambiente e atrair boa sorte, prosperidade e proteção para o lar. É famosa por atrair sucesso e dinheiro, e por isso, é uma planta indicada para escritórios e espaços de trabalho. É de fácil cultivo para apartamentos e lugares com pouca luz. Regue cerca de 2 vezes por semana e diminua a frequência no inverno.

Iluminação: luz difusa e indireta;
Regas: regue de duas a três vezes na semana e diminua a frequê;
Adubação: coloque adubo orgânico ou borra de café a cada três meses.

22. Aphelandra

É uma planta conhecida por atrair boas energias para o amor e fortalecer as relações amorosas e familiares. É uma opção muito indicada para presente, por simbolizar a alegria. Suas flores amarelas são bastante atrativa para beija-flores e pode ser cultivada em vasos dentro de casa ou no jardim, mas evite locais com muito vento.

Iluminação: meia-sombra;
Regas: regue de forma regular, de 2 a 3 vezes na semana;
Adubação: coloque NPK 10-10-10 a cada 2 meses.

Acredite ou não, cultivar essas plantas pode trazer muitos benefícios para o seu lar. Além de promoverem o bem-estar na casa, elas vão embelezar os espaços, purificar o ar, perfumar ambientes e até incrementar receitas. E para alinhar as boas vibrações na decoração e criar um cantinho cheio de paz, confira ideias para fazer um jardim zen em casa.

O post Como cultivar lavanda: beleza e perfume para o seu jardim apareceu primeiro em Tua Casa.

​ 

Fonte: Read More 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Você aceita com o uso de cookies?
Iniciar Conversa
Posso ajudar?
Orquidário Guarapari
Olá
em que podemos ajudar?