Piet Schoenmaker: História e Legados Que Marcam a Cidade das Flores

Piet Schoenmaker: História e Legados Que Marcam a Cidade das Flores

Piet Schoenmaker era agricultor, professor de dança holandês e apaixonado por flores. Sua bondade, alegria contagiante, aliada a sua grande estatura e vozeirão davam-lhe o poder de tocar inúmeras pessoas. Não é à toa que se tornou um grande ícone para a Expoflora – maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

O eterno garoto-propaganda da Expoflora, faleceu em 2020, deixando saudades e grandes legados para a Cidade das Flores e para o setor de paisagismo e decoração do país. Conheça de perto um pouco sobre a trajetória de vida de Piet Schoenmaker e se emocione!

1. Piet Schoenmaker era agricultor e professor de dança holandês. Fonte: Viagem e Turismo

Sobre Piet Schoenmaker

Nascido na Holanda em 30 de julho de 1944, Piet Schoenmaker presenciou o período final da segunda guerra mundial e vivenciou a devastação provocada pelo conflito armado. Chegou ao Brasil em meados de 1959, vindo direto para a cidade de Holambra junto com pai, mãe e 10 irmãos. Na época, Piet tinha apenas 15 anos e não fazia ideia do que essa mudança iria resultar.

Como a maioria dos holandeses que chegaram no Brasil, Piet Schoenmaker começou a reconstruir a vida trabalhando arduamente na lavoura durante a adolescência e juventude, tornando-se membro da empresa familiar Terra Viva, complexo agrário e hoje maior produtor de flores do país, além de outros cultivos.

Veja também: Flores de Verão: 30 Espécies Para Colorir Projetos de Paisagismo

2. A família de Piet foi uma das primeiras a cultivar flores em larga escala em Holambra. Fonte: G1 Globo

Em uma reportagem realizada para o G1 – Globo, em 2018, Piet Schoenmaker relata que sua família veio da Holanda com sementes de gladíolos (também conhecida como Palma de Santa Rita). As sementes foram plantadas e viraram bulbinhos. A família plantou cerca de um hectare de flores de gladíolos à mão, tudo de joelhos. Dessa forma, começaram a produzir flores de gladíolos que foram muito bem aceitas no mercado.

Piet inclusive esteve presente na primeira edição da Expoflora, como um expositor agrícola. No ano seguinte, Piet Schoenmaker foi convidado para se apresentar na Expoflora com um grupo de dançarinos. Como Piet já dançava, foi proposto um desafio de que ele ensaiasse um grupo de jovens e levasse para a Expoflora um pouco da cultura holandesa por meio de danças folclóricas. O desafio foi aceito e o resultado surpreendeu à todos. 

3. Piet Schoenmaker: eterno embaixador da Expoflora. Fonte: Gazeta de Vargem Grande

Com o passar do tempo outros grupos de danças folclóricas que retratam a cultura holandesa foram se formando e pedindo ajuda ao Piet Schoenmaker na formação das coreografias. Em 2016, Piet Schoenmaker foi homenageado com uma escultura sua na entrada da Cidade das Fores, por passar valiosos ensinamentos ao público através da arte da dança.

Vale mencionar, que o grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças ao intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoenmaker.

4. Piet Schoenmaker introduziu as danças tradicionais do pais europeu na cidade paulista. Fonte: Holambrense

Piet Schoenmaker sempre participou de movimentos solidários na comunidade holambrense e se empenhou arduamente para preservar e nutrir as danças folclóricas holandesas. Juntamente com sua mulher Ank e suas filhas Lize e Simone, fundaram o Instituto Dança Viva, responsável por levar a dança como propósito de alegrar e curar as pessoas.

“A dança tem poder de inclusão, de trazer harmonia. Ela ensina que você faz parte de um todo e que é preciso cuidar do todo com energia e sincronia. Para isso, a pessoa tem que se moldar para entrar no ritmo e assim é a vida também”, expressa Piet em uma reportagem feita ao Holambrense – O Portal On de Holambra

5. Piet Schoenmaker deixa um grande legado a cidade de Holambra. Fonte: Jornal da Cidade de Holambra

Expoflora 2022: homenagens e legados deixados na Cidade das Flores

Piet Schoenmaker, faleceu aos 75 anos , no dia 11 de janeiro de 2020, em Campinas no Hospital Madre Theodora cercado de familiares. Agricultor, professor de dança holandês e eterno garoto-propaganda da Expoflora foi vítima de um câncer descoberto em 2018 e ao longo de um ano e meio fez tratamentos para combater a doença. O velório ocorreu no Parque da Expoflora e o enterro foi realizado no Cemitério Municipal de Holambra, no domingo, dia 12.

“A vida é assim! O câncer veio, mas a gente aprende a dançar conforme a música” – Frase de Piet Schoenmaker

Ainda no ano de 2020, por conta das restrições impostas mediante a pandemia da Covid-19, o grande evento da Expoflora não foi realizado e, esse mesmo cenário se prolongou no ano 2021. Contudo, em 2022, em meio as restrições mais flexíveis, o evento da Expoflora retomou suas atividades e assim foi possível realizar uma grande e prolongada homenagem a Piet Schoenmaker.

6. Piet Schoenmaker homenagem ao grande ícone de Holambra que faleceu em 2020. Foto: Nathalia Inson

Logo, na entrada da exposição os visitantes podem se deparar com um imensa árvore repleta de sapatos de madeira holandeses pendurados. Mais adiante, o visitante visualiza e se emociona com algumas peças usadas por Piet Schoenmaker durante o evento da Expoflora. No mesmo espaço um quadro é reproduz em palavras uma linda homenagem feita pela Comissão Organizadora Expoflora.

Petrus Wilhelmus Josef Schoenmaker mais conhecido como Piet (in memoriam). Agradecemos pelo trabalho e dedicação de muitos anos para com o evento e principalmente pelo carinho imensurável com o público da Expoflora. Símbolo único, nosso embaixador partiu em 2020, deixando o seu legado: “O show tem que continuar, o sorriso brilhar, a risada ecoar e a dança eternizar…..”  – Comissão Organizadora Expoflora

7.Homenagem realizada pela comissão organizadora da Expoflora a Piet Schoenmaker. Foto: Nathalia Inson

A chuva de pétalas – considerada uma das atrações fixas mais emocionantes da Expoflora, também é marcada por uma linda homenagem a Piet Schoenmaker. Este ano (2022), ao final do espetáculo, que conta com cerca de 270 mil botões de rosas jogados no público, abre-se aos visitantes um grande painel com a imagem de Piet Schoenmaker ao som de Stand by Me.

8. A atração da chuva de pétalas também é marcada por uma linda homenagem a Piet Schoenmaker. Foto: Nathalia Inson

Agora que você conheceu um pouco da história e legados deixados por Piet Schoenmaker à Cidade das Flores – Holambra, aproveite a sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Expoflora 2022: Importância, Atrações, Ingressos +Fotos Exclusivas“. Conheça um pouco mais sobre a exposição, fique atento quanto as datas e se programe para viver essa experiência ao vivo.

O post Piet Schoenmaker: História e Legados Que Marcam a Cidade das Flores apareceu primeiro em Viva Decora Pro.

Fonte: Read More 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Você aceita com o uso de cookies?
Iniciar Conversa
Posso ajudar?
Orquidário Guarapari
Olá
em que podemos ajudar?