O sapatinho-de-judia é uma planta nativa da Índia que vai conquistar seu coração. Com flores exuberantes que não passam despercebidas, a espécie é perfeita para compor áreas externas e jardins, garantindo uma decoração alegre e cheia de vida. A seguir, saiba como cultivá-la em casa!
O que é o sapatinho-de-judia
O sapatinho-de-judia, ou Thunbergia mysorensis, é uma planta trepadeira conhecida por suas flores exóticas e pendentes. Segundo a jardinista Flávia Kremer, “a espécie é fácil de cultivar e possui grande valor ornamental”. Na natureza, é possível encontrá-la com um mix de cores, entre o amarelo, laranja e marrom.
Já na decoração, o charme da plantinha está no crescimento pendente que pode agradar diferentes estilos. A flor fica linda em muros, cercas-vivas e pergolados. Além disso, o cultivo em vaso também traz um ar de delicadeza aos ambientes.
Relacionadas
Por que o nome ‘sapatinho-de-judia’?
Segundo a jardinista, “o sapatinho-de-judia recebe este nome devido ao formato de suas flores, que parecem um pequeno sapato feminino”. O tom verde-escuro das folhas também colabora para gerar o efeito visual.
Sapatinho-de-judia é uma planta venenosa?
Apesar de trazer cor e muita alegria para os ambientes, a espécie é considerada tóxica, então é preciso tomar alguns cuidados durante o cultivo. Segundo a especialista, “a planta não deve ser mantida perto de crianças e animais de estimação”.
Sapatinho-de-judia x trepadeira jade
O sapatinho-de-judia e a trepadeira jade são muito semelhantes quanto à aparência das flores, no entanto, se tratam de espécies diferentes. Enquanto o sapatinho-de-judia pertence à família Acanthaceae e nativa da Índia, a jade é da família Fabaceae e originária das Filipinas.
Como cuidar do sapatinho-de-judia
O sapatinho-de-judia é uma trepadeira de porte médio e crescimento rápido, que pode atingir até 6 m de altura. No entanto, é preciso ter atenção ao cultivo para obter sucesso. A seguir, confira dicas valiosas da jardinista:
1. Irrigação
Segundo a especialista, as regas devem ser moderadas, “feita apenas quando o substrato estiver seco. Por isso, a dica é sempre observar a planta”. A espécie também não aprecia solo muito úmido.
2. Adubação
O adubo é um componente essencial para a planta, pois garante os nutrientes adequados para uma floração duradoura e vigorosa. Kremer recomenda o uso do adubo industrializado NPK 4.14.8, específico para espécies com flores.
3. Luminosidade
Assim como a maioria das trepadeiras, o sapatinho-de-judia aprecia locais com boa luminosidade e sol pleno. Conforme a especialista, ela também pode ser cultivada a meia sombra. Para este tipo de ambiente, a plantinha deve receber no mínimo de 4 a 6 horas de sol por dia.
4. Solo ideal
“A trepadeira aprecia um solo fértil e rico em matéria orgânica”, inicia. Para isso, Kremer indica um substrato bem drenável, pois a planta não tolera o encharcamento das raízes. Para o cultivo em vaso, a dica é usar manta bidim, cacos de telhas ou pedriscos.
5. Podas
Essa planta não precisa de podas, mas muitas pessoas fazem para incentivar seu crescimento. Segundo manta bidim, “a poda pode ser feita uma vez por ano, logo após a floração”. A jardinista ressalta que é preciso usar equipamentos limpos e esterilizados, para evitar a presença de doenças e pragas.
6. Mudas
A espécie se multiplica por estaquia, ou seja, uma técnica que utiliza os galhos da planta. Para ter sucesso neste tipo de cultivo, os galhos precisam ser plantados em um substrato drenável e rico em matéria orgânica.
7. Floração
Segundo Kremer, a floração acontece nas estações da primavera e verão, e pode se estender até o outono. É neste período que a plantinha apresenta folhas mais verdes, rápido crescimento e flores vistosas. Além disso, a espécie atrai insetos e aves nessa época, como os beija-flores.
8. Crescimento da planta
Para garantir que a sua trepadeira se desenvolva com saúde e tenha flores lindas, Kremer ressalta que “a flor precisa ser cultivada em locais de boa luminosidade, estar em um solo rico em nutrientes e receber adubo de qualidade pelo menos 4 vezes por ano”.
Por fim, o sapatinho-de-judia aprecia locais mais quentes, então, tenha um pouquinho de paciência com a planta se você morar em uma região mais fria. Nestes casos, a dica é garantir boa luminosidade e caprichar na adubação durante o ano todo.
Saiba mais sobre a sapatinho-de-judia
Além de todas as dicas anteriores, você também pode conferir mais informações sobre o sapatinho-de-judia nos vídeos abaixo. A seleção traz dicas práticas sobre cultivo e produção de mudas, assim como curiosidades:
Mais dicas de cultivo do sapatinho-de-judia
Neste vídeo, a jardinista Flávia Kremer traz outras orientações para ter sucesso no cultivo da planta. Aqui, você conhece um pouco mais sobre o ciclo de vida da espécie, curiosidades e dicas sobre adubação e irrigação. A especialista também ensina a fazer mudas para garantir a propagação da flor de uma forma prática.
Passo a passo para fazer mudas da trepadeira
A estaquia é a forma mais prática para fazer mudas e nesse vídeo você aprende o passo a passo desta técnica. O vídeo ensina a escolher os galhos e ainda compartilha ideais para o plantio, mostrando qual o substrato perfeito para gerar novas mudas. Esse vídeo é interessante, principalmente se você quer deixar o seu jardim ainda mais florido.
Mais curiosidades sobre a espécie
Sabia que a planta pode produzir cachos de flores com mais de 1 m de comprimento? Aqui, você acompanha essa e outras curiosidades que tornam a trepadeira tão interessante e ornamental. O conteúdo também traz dicas para usar a plantinha na decoração de um jeito alegre e sofisticado.
Agora ficou fácil cultivar o sapatinho-de-judia, não é? Agora acompanhe o próximo tópico e se inspire em ideias de decoração que utilizam todo o charme da planta para embelezar o espaço.
10 fotos que aproveitaram o charme do sapatinho-de-judia na decoração
Por fim, para comprovar a potência do sapatinho-de-judia, confira inspirações para usar a flor na decoração. Ela fica linda em pergolados, cercas-vivas e jardineiras:
1. O formato das flores do sapatinho-de-judia encanta
2. A trepadeira possui cores vivas e intensas que trazem charme aos ambientes
3. A planta é perfeita para áreas externas
4. E com seu grande valor ornamental
5. Fica fácil criar um cantinho alegre e descontraído em casa
6. Na decoração, a flor garante um arranjo moderno e delicado
7. Rouba a cena se cultivada em pergolados
8. Por ser pendente, também dá um efeito lindo em muros e janelas
9. Se preferir, você também pode cultivá-la em vasos
10. Sem dúvida, a sua casa ficará muito mais alegre com a presença dessa linda trepadeira
Se apaixonou, não é? O sapatinho-de-judia vai trazer um visual alegre e cheio de vida para a sua casa. Para deixar o seu cantinho ainda mais colorido, aposte no cultivo dos gerânios, afinal, a espécie floresce o ano todo!
O post Diversas espécies de alamanda para colorir o seu jardim apareceu primeiro em Tua Casa.
Fonte: Read More