Além das flores, sabia que a presença das folhagens deixa sua casa mais acolhedora? Com tamanhos variados, cores e combinações diversas, essas plantas são fáceis de cultivar. Há espécies charmosas e apaixonantes para você decorar o jardim e ambientes internos.
Quais são os tipos de folhagens para ter em casa?
Existe uma variedade de folhagens com diversos formatos, tamanhos e cores. Essas características tornam cada planta especial, com um efeito visual diferente para garantir uma decoração moderna e estilosa. Abaixo, confira 15 variedades de folhagens que você pode cultivar em sua casa ou jardim.
1. Samambaia (Polypodium persicifolium)
A samambaia é a folhagem queridinha dos projetos paisagísticos. Com folhas delicadas e diferentes caimentos, a planta combina tanto com uma decoração moderna quanto com o estilo industrial. Dentro de casa, ela fica linda em estantes, cuias e em vasos suspensos. Para o cultivo, escolha um ambiente bem iluminado, com sombra, e um substrato drenável, pois as samambaias não toleram o encharcamento do solo.
2. Peperômia (Peperomia scandens)
A peperômia também é uma ótima escolha para cultivar em áreas internas. Considerada uma plantinha de fácil manutenção, ela gosta de vasos suspensos e fica linda em jardins verticais, trazendo aconchego aos ambientes. Para não errar na rega, escolha um vaso de plástico, pois esse material retém a umidade. O ambiente precisa receber meia-sombra e não ter contato direto com o sol.
3. Fitônia (Fittonia albivenis)
Conhecida como planta-mosaico, a fitônia é uma folhagem de pequeno porte ideal para ambientes internos. Nativa do Peru, a espécie possui folhas pequenas e coloridas que não passam despercebidas. No paisagismo, ela pode compor vasos de barro, cerâmica ou vidro. Além disso, fica linda em terrários, garantindo uma decoração minimalista e moderna. Para o cultivo, é importante considerar um ambiente de boa luminosidade, mas sem sol direto. As regas podem ser realizadas a cada 2 dias.
4. Renda Portuguesa (Davallia fejeensis)
A renda portuguesa é da família das samambaias. Suas folhas delicadas se destacam, tornando-a uma planta ornamental de grande valor. A espécie gosta de ambientes internos, assim, pode ser usada para compor a decoração da sala de estar, cozinha e banheiro. No entanto, é importante que o local receba uma boa quantidade de luz natural. Para garantir folhas vistosas, o segredo é manter a rega e a adubação frequentes.
5. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
A costela-de-adão é perfeita para compor diversos ambientes. Ela simboliza boa sorte e esperança, por isso, é muito cultivada dentro de casa. Na decoração, suas folhas rasgadas trazem um ar de tropicalidade, que também combina com o estilo “urban jungle”. Por fim, os cuidados com a espécie são simples: ela prefere luz indireta, regas moderadas e um substrato bem drenável.
6. Guaimbê (Philodendron bipinnatifidum)
Nativo do Brasil, o guaimbê é uma folhagem curinga para sua casa. Com folhas pontudas e brilhantes que não passam despercebidas, a espécie fica belíssima tanto em vasos quanto em jardins. Na decoração, o segredo é apostar no uso de vasos modernos e estilosos para destacar a beleza da planta. No cultivo, basta garantir um solo úmido e rico em nutrientes, bem como escolher um cantinho com boa luminosidade.
7. Bromélias (Bromeliaceae)
Se você pensa em decorar o seu jardim de inverno com uma folhagem exótica e muito bonita, precisa considerar o valor ornamental das bromélias. Nativa da América do Sul, a planta simboliza proteção e resistência. Além disso, suas flores trazem um toque de cor em meio ao verde. Para não errar no cultivo, opte pelo plantio em vasos de cerâmica ou barro, pois a planta possui folhas pesadas que podem crescer muito.
8. Moreia (Dietes iridioides)
A moreia é uma folhagem ideal para ambientes externos, portanto, uma boa escolha para o seu jardim ou área gourmet com piscina. Ela resiste às altas e baixas temperaturas, trazendo um toque de elegância para forrações, muros e maciços de flores. Os cuidados também são simples: a planta aprecia o sol direto, solo drenável e substrato de boa qualidade. A adubação pode ser feita a cada 3 meses para estimular a floração.
9. Helicônia (Heliconia rostrata)
A helicônia é uma folhagem tropical com flores coloridas e ornamentais. Assim, ela oferece um resultado alegre e moderno para a decoração. Nativa da América do Sul e com mais de 200 espécies, você pode usar a planta para compor canteiros, jardins ou vasos. No cultivo, basta manter uma boa umidade do solo.
10. Clúsia (Clusia fluminensis)
A clúsia é outra folhagem que conquistou o paisagismo. Com folhas ovaladas e duras, essa variedade é muito utilizada para a construção de cercas-vivas e jardins verticais. Além disso, pode ser cultivada em jardineiras e em vasos grandes. Ela é resistente e fácil de cultivar: você precisa considerar apenas uma boa iluminação e regá-la quando o substrato estiver seco.
11. Cróton (Codiaeum variegatum)
O cróton possui folhas com diversas cores, tonalidades e formatos, portanto não espere menos do que uma decoração muito estilosa e ousada. Nativa da Ásia, a espécie é muito versátil e pode ser cultivada em áreas externas e internas. Em jardins, a variedade é perfeita para forrações e harmoniza facilmente com outras plantas. Para um cultivo de sucesso, as regas devem ser moderadas e o local precisa receber uma boa claridade natural.
12. Coleus (Solenostemon scutellarioides)
O coleus também é uma folhagem colorida. Conhecida como coração-magoado, a planta possui folhas vistosas e naturalmente desenhadas. Entre suas principais espécies, estão o coleus kong, inky fingers e wizard. Para o cultivo, é preciso considerar alguns fatores: a planta não tolera solo encharcado e precisa receber no mínimo 4 horas de sol por dia. Além disso, sua seiva é levemente tóxica.
13. Begônia (Begonia)
Com folhas vibrantes e muitas combinações de cores, a begônia é uma tendência na decoração de interiores. De acordo com a técnica milenar do Feng Shui, a espécie simboliza felicidade e delicadeza. Os cuidados com a variedade devem incluir boa umidade do solo e adubação frequente, que pode ser feita 1 vez por mês. Para o cultivo dentro de casa, a dica é colocá-la próxima à janela.
14. Maranta (Ctenanthe oppenheimiana)
A maranta possui várias espécies. Com folhas em formatos distintos e muitos desenhos, a planta é uma boa escolha para criar um ambiente tropical, leve e descontraído. Ela é indicada para apartamento e não exige muitos cuidados. Um solo rico em matéria orgânica é o suficiente para garantir folhas sempre bonitas. Com certeza, é uma folhagem que você vai querer colecionar.
15. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio-da-paz é conhecido por purificar o ar dos ambientes e simboliza harmonia. Para valorizar a delicadeza dessa folhagem, escolha um vaso comprido com traços finos e elegantes. As folhas grandes e brilhantes se destacam na decoração, no entanto, a flor branca também possui seu charme. Essa espécie gosta de meia-sombra e solo rico em nutrientes. As regas podem ser feitas 3 vezes por semana.
As folhagens realmente transformam o ambiente! Você pode combinar diferentes espécies para montar um cantinho verde e acolhedor. Além de embelezar os espaços, as plantas melhoram a qualidade de vida dos moradores.
Como cuidar de folhagens
Cultivar uma nova plantinha em casa exige muita dedicação, carinho e conhecimento. Na seleção de vídeos abaixo, você encontrará informações preciosas sobre o plantio das folhagens, dicas de decoração e conhecerá novas espécies. Acompanhe:
Como plantar folhagens coloridas em vaso
Nesse vídeo, a paisagista ensina a cultivar folhagens coloridas em vaso. Ela mostra o passo a passo do plantio de coleus, que garante uma decoração bonita e descontraída. Além disso, há dicas sobre adubação e substrato ideais para esse tipo de cultivo. Confira!
7 folhagens coloridas para ambientes de sol
Se você está pensando em cultivar folhagens no jardim, aperte o play para conhecer 7 espécies ideais. A lista conta com plantinhas exóticas, como a hipoeste e a iresine. Além disso, a especialista ensina a usar cada variedade na decoração.
Espécies de folhagem para vasos
Além de compor jardins modernos, as folhagens ficam lindas em vasos. Nesse vlog, você verá 13 espécies para cultivar dentro de casa. Saiba mais sobre algumas plantas apresentadas no decorrer da matéria, entre elas, as marantas, crótons e begônias, e conheça outras variedades. A coleção do canal Espaço Verde é tão fabulosa que te deixará com vontade de começar a sua imediatamente.
As folhagens vão alegrar a sua casa. Na área externa, vale complementar com árvores para jardim. Elas deixarão o ambiente mais fresco e agradável, além de criar uma ótima sombra para outras plantas.
O post Bambu mossô: como cultivar e inspirações para usá-lo na decoração apareceu primeiro em Tua Casa.
Fonte: Read More